Certificado digital notarizado

O certificado digital é um documento eletrônico que contém informações sobre a identidade de uma pessoa física ou jurídica na internet. Como uma identidade digital.

O que é um certificado digital?

O certificado digital é um documento eletrônico que contém informações sobre a identidade de uma pessoa física ou jurídica na internet. Assim como um documento de identificação físico, como um RG ou CNPJ, um certificado digital é emitido por uma autoridade certificadora reconhecida e serve para garantir a autenticidade e a integridade das transações online.

O certificado digital é composto por uma chave pública e uma chave privada. A chave pública é disponibilizada publicamente e usada para criptografar informações, enquanto a chave privada é mantida em sigilo pelo titular do certificado e usada para decifrar essas informações. Isso garante que apenas o titular do certificado possa acessar e assinar digitalmente documentos e transações.

Para que serve o certificado digital?

O certificado digital serve primeiramente para garantir a segurança e autenticidade das transações realizadas no ambiente digital. 

Em sequência, serve para:

  • Assinar documentos e contratos eletrônicos
  • Acessar sistemas com dados restritos
  • Trabalhar em sistemas virtuais
  • Realizar transações bancárias online
  • Enviar documentos fiscais eletrônicos

Quais são os tipos de certificado digital

Ter um Certificado Digital é pré-requisito para que um cidadão possa solicitar atos notariais, como por exemplo, procurações e escrituras e testamentos, por meio digital. Isso porque ele permite que os atos sejam assinados de forma válida eletronicamente.

Podemos dizer que para tal, temos 2 tipos de Certificado Digital, um emitido sob o padrão ICP-Brasil e outro pelo e-Notariado, que é emitido pelo sistema e-Not Assina, conforme prevê o art. 10, § 2º, da Medida Provisória 2.200/2001. 

Ele foi desenvolvido pelo Colégio Notarial do Brasil e pode ser utilizado para que o um titular seja identificado, solicite e assine todos os atos notariais disponíveis digitalmente.

Veja mais aqui: e-Not Assina

Como assinar digitalmente com firma reconhecida?

Para obter um certificado digital, é necessário seguir algumas etapas específicas, que variam de acordo com o tipo de certificado.

  1. Solicite a emissão de seu certificado digital notarizado em um dos cartórios credenciados de sua cidade;
  2. Organize o fluxo de assinatura do documento, informando todos os signatários;
  3. Faça o pagamento dos reconhecimentos das assinaturas eletrônicas;
  4. Dispare as assinaturas
  5. Acesse o documento pronto com assinaturas reconhecidas!

Nesse vídeo você entender um pouco mais sobre o processo de certificado digital notarizado.

Se precisar de ajuda, entre em contato conosco!